quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Dia Mundial de Luta contra a SIDA

Anteontem, comemorou-se este dia. Parece-me bastante importante comemorar estes dias, pois por incrível que me possa parecer, ainda há bastante desconhecimento em relação a esta doença. Seja por falta de informação (o que não me parece) ou por falta de vontade ou desleixo das pessoas, estas ainda desconhecem características básicas da doença e medidas de prevenção. Em muitos casos, há ainda noções erradas acerca do modo de transmissão.
Verifiquei isso em conversa com as minhas alunas no dia anterior. Fiquei um pouco surpreendida com algumas dúvidas por elas colocadas ao responderem a um questionário acerca do tema.
Ainda assim, os pais e encarregados de educação deste nosso país manifestam-se contra a educação sexual nas escolas. De facto, não faz falta nenhuma, pois não?!

Isto só acontece, pois no nosso país, a palavra sexo, quer queiramos quer não, ainda significa tantas vezes (demasiadas para o nosso bem) tabú, vergonha, insegurança, dúvida, silêncio. E, por mais que o silêncio seja de ouro, neste caso é... como hei-de dizer? acima de tudo, estúpido!...

2 comentários:

Vladimir Teixeira disse...

Antes de entrar directamente no comentario do texto, digo que é com alegria que encontro um blogg em portugues, na nossa lingua.
Achei bastante interessante a ênfase que das ao tema, e a importancia que das a comemoração destes dias; eu diria que é uma pena muitas vezes nos lembrarmos destas datas e problemas com esta dimensão, quando eles nos são impostos.

caos disse...

Obrigada pelo teu comentário! Feliz 2010!