sexta-feira, 18 de junho de 2010

Cão como nós

Li estes dias o livro "Cão como nós" de Manuel Alegre (uma das recentes aquisições da Feira do Livro). Trata-se de um verdadeiro tributo aos cães, neste caso a um deles. Esse cão representa todos os outros que têm a sorte de ter uma família humana que os ama. E a família de que o livro fala pode também representar todas as famílias que têm a benção de partilhar a vida com um cão. A relação que se estabeleceu entre o cão e os restantes membros da família representa também todas as outras que existem. Mas essa relação só pode ser compreendida por quem de facto já viveu algo assim, por quem de facto ama os animais.
Há uma parte da história que se refere à cena da morte do cão e em que o autor confessa ter-lhe dado um beijo, algo que nunca tinha feito, ao que parece, pois tinha tentado encarar o cão apenas como cão...Essa parte dá-me que pensar, pois eu dou beijos à minha cadela, para mim é algo diário, é uma manifestação de carinho totalmente natural. A minha cadela dá-me beijos à maneira dela e o seu olhar de amor é inconfundível e comum a todos os seres.

O livro fala-nos de "um cão que não queria ser cão e era cão como nós".
Sinto-me grata por partilhar a vida com uma cadela que é cadela como nós. A minha vida é mais rica desde Outubro de 2009.

2 comentários:

Lua disse...

"Cão como nós" é uma frase bonita :)
E acredito que o livro também o será!

Coisas Miméticas disse...

Olá,

Chamo-me Daniela e gostava de apresentar o meu blog, com peças feitas por mim:

www.coisasmimeticas.blogspot.com

Dúvidas ou sugestões: coisasmimeticas@gmail.com

Obrigada!

Daniela – Coisas Miméticas