sábado, 13 de março de 2010

Nova licenciatura

A educação e o consequente mercado de emprego em Portugal estão cada vez melhores. Ao contrário...Então não é que agora temos uma nova licenciatura em Estudos Gerais. Ora, já não bastava o mercado de emprego estar pelas horas da morte, em grande parte, por causa da estúpida filosofia da multidisciplinaridade (digo estúpida, porque dá no que se tem visto, pois não é encarada como deveria ser), e também, acima de tudo, pelo imenso desrespeito dos seres humanos uns pelos outros.
Ouvi a notícia na rádio, pela manhã, e fiquei logo fascinada. Como o próprio nome indica, neste curso, estuda-se assim (como hei-de dizer?) um pouco de tudo. Desde literatura, a ciências da vida, a ciências exactas, a politiquices, a filosofia, etc, etc, etc. Dizia o senhor ( não apanhei o nome)que a universidade precisava de ser mais universidade...ou algo do género que queria dizer que as licenciaturas são demasiado específicas... Então, eis que se criou a necessidade de introduzir este curso. Pois, a mente de alguém (estúpido, com muito dinheiro e sem nada efectivamente útil para fazer) criou esta "necessidade".
Não me levem a mal, pois tal como diz o meu maridinho, por mim, eu estudava a vida toda (aliás, felizmente agora tenho que o fazer e com muito gosto, para dar aulas!). Sim, de facto, gosto bastante de aprender sempre, cada vez mais e de tudo e mais alguma coisa. No entanto, esta vida em sociedade, com as suas inevitáveis contingências, tornou-me um pouco mais pragmática. Sejamos lógicos: quais as saídas prfissionais deste curso? Pois...um (ou mais) mestrados, talvez. E trabalhinho que é bom, minha gente? Pois, nada...
Pergunto eu: é assim que vamos sair da crise? é assim que vamos ultrapassar a sombra do desemprego? é assim que vamos melhorar o nível da educação nacional? é assim que vamos ter melhores cidadãos? é deste modo que vamos ter produto efectivo a sair das indústrias, das empresas de serviços, etc.? é assim que vamos ser melhores seres e contruir um mundo melhor?
Não gostaria de voltar ao Taylorismo. "Cada macaco no seu galho" é um pouco extremista. Porém, o ideal, para mim, seria "cada macaco no seu galho", dando uma perninha no galho dos outros de vez em quando. Agora, muitos macacos em muitos galhos ao mesmo tempo, tem dado o resultado que se tem visto nas empresas hoje em dia: exploração, que até deu origem a termos como "pivot" (tradução: escravo)e desemprego, falta de oportunidades para os outros.

Se se virassem era para os alicerces da casa, que é o 1º ciclo, ou até a pré-primária! Aí sim, eu aplaudia. Para além de mudar muita coisa em termos de educação escolar, mudava muito em termos de construção de personalidades.


Eu devia era ter ido para a política! A ver se fazia algo em grande. LOL
Mas lá está: não tinha jeito, pois sou demasiado honesta para tal, pelos vistos.

Bem, agora que já desabafei parte da minha revolta, permitam-me concluir (por agora), com este breve pensamento:

Isto do desrespeito inter-humano e da estupidez em geral deve ser como o pó: surge por geração espontânea!...Talvez.

1 comentário:

Lua disse...

Ora bem, cá temos uma discussão filosófica daquelas que a Lua tanto gosta! No entanto a ocupação desmedida do meu tempo não me permite abordar todas as questões aqui referidas pela caos. No entanto cá tenho um pequeno apontamento a fazer: Estudos Gerais (ou Ignorância em Particular) deve dar saída profissional para aturar putos mal educados pelos pais em maus centros de estudos, fazer comentários infelizes sobre assuntos que se deconhece a maior parte dos factos na tv ou na radio ou ainda para apenas ser tratado por senhor(a) doutor(a) como é bom hábito dos cidadão cultos deste país...