terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Novo acordo ortográfico

Li hoje esta notícia:


Diário da República não respeita novas regras
04 de Janeiro de 2010, 22:54
Este foi o ano definido pelo Governo para abrir as portas ao novo acordo ortográfico. Mas no Diário da República - o órgão escolhido para estrear as novas regras da língua portuguesa - ainda se escreve à ‘velha maneira’, sem respeitar as alterações introduzidas pelo acordo.

Em Dezembro passado, a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, anunciou que as novas regras da língua portuguesa começariam a ser aplicadas já em 2010, tendo como ponto de partida, as edições do Diário da República. O gesto constituiria um incentivo para que, também na administração pública, fossem dados os primeiros passos na transição para o novo acordo.

Contudo, e depois de consultar a primeira edição do ano, publicada ontem na página oficial do Diário da República, o SAPO verificou que as novas regras da língua portuguesa ainda não foram aplicadas, sendo por isso vários os erros ortográficos - pelo menos, à luz do novo acordo.

Silêncio do Governo

Depois de identificar os erros no Diário da República, o SAPO contactou o gabinete da Ministra da Cultura, para obter qualquer explicação.

Perante as declarações proferidas em Dezembro, fonte do gabinete recordou que a Ministra Gabriela Canavilhas não selou ‘qualquer compromisso’ na altura, remetendo também explicações para o Ministério da Presidência do Conselho de Ministros – quem, de resto, tutela a publicação do Diário da República.

Junto da tutela do ministro Pedro da Silva Pereira, o SAPO quis saber as razões que explicam o atraso na aplicação das novas regras, bem como o calendário previsto para a mudança de ortografia no Diário da República. Para nenhuma das questões obtivemos resposta, apesar das várias tentativas efectuadas.

Máquinas a postos

Ao que o SAPO apurou junto da Imprensa-Nacional Casa da Moeda (a entidade responsável pela publicação do Diário da República), o atraso na aplicação do novo acordo ortográfico fica a dever-se apenas ao silêncio do Conselho de Ministros.

‘Nós aguardamos apenas as instruções da Presidência do Conselho de Ministros’, garantiu o vogal do Conselho de Administração da Imprensa Nacional - Casa da Moeda. Pedro Garcia Cardoso assegura que, à Casa da Moeda, cabe apenas ‘a publicação do Diário da República’ e nada mais.

‘Estamos preparados’ para iniciar a publicação, assegurou ainda assim Pedro Garcia Cardoso ao SAPO.


E ando eu preocupada...?!

2 comentários:

Lua disse...

Eu não ando nada preocupada.
Eu não vou mudar a maneira como eu escrevo só porque os brasileiros são mais uns milhões que nós. as línguas evoluem, o Português, o Italiano, o Espanhol vêm do Latim. Porque não pode o Brasileiro surgir do Português e deixar o Português sossegado no seu cantinho???

caos disse...

Pois, eu percebo a tua ideia. Há algumas alterações que, para mim, não fazem sentido. No entanto, há outras que fazem. Além disso, também penso que se trata de uma evolução, como qualquer outra...Mudar faz parte da vida e nem sempre nos parece bem ou é para melhor, mas serve sempre para algo com certeza, nem que seja para provar que estamos errados! lol